Tendências educacionais e o papel do professor

Autores

  • Fábio Eduardo dos Santos UniPaulistana

Palavras-chave:

educação, novas tendências, tecnologia, metodologia

Resumo

O presente trabalho aborda a questão das novas tendências educacionais, desafios impostos, sua utilização pedagógica e o papel do docente nesse novo cenário. Busca também, verificar, demonstrar, identificar e discutir a importância e os benefícios na utilização de dessas novas tendências, trazendo o desafio que é para o professor incorporar esses novos conceitos em suas aulas, devido em muitos casos, à dificuldade de aceitação e capacitação dos mesmos e das instituições de ensino, bem como a perda de foco do aluno quando não devidamente orientado nesses novos ambientes. Nesse caso, a utilização dessas novas tendências educacionais como por exemplo o Blended Learning, flipped classroom e o adaptive learning podem, se aplicados de forma indevida ou sem planejamento, trazer mais ônus do que bônus, a aprendizagem do discente. O trabalho indaga se deve haver uma correlação entre alunos, professores e instituições de ensino para que haja sucesso na utilização dessas novas tendências. Outro ponto a ser abordado é sobre a influência e mudança de parâmetros nos processos metodológicos do ensino, mostrando qual o papel do docente em meio essa transição, e como este docente e seus métodos se transformam, conforme adentram nesta nova realidade. Pois com os novos métodos de aprendizagem a partir do avanço tecnológico e da digitalização global, a estrutura educacional de aprendizagem também se transforma, buscando adequar essas metodologias, às necessidades específicas do discente, em um processo colaborativo, analisando e trabalhando cada um de forma individualizada.

Downloads

Publicado

2024-10-30