Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas Editoriais

Língua: São aceitos artigos em português, inglês ou espanhol;

Fonte: Arial tamanho 12, com exceção de notas de rodapé e citações longas

Alinhamento: Justificado

Espaçamento entre linhas: 1,5 (antes e depois 0 pt.), exceção do resumo

Itálico: Utilizar em palavras e/ou expressões de língua estrangeira que não foram dicionarizadas na língua portuguesa, título de livros e periódicos.

Negrito: Utilizar em títulos e subtítulos.

Aspas: Usar de acordo com as normas da ABNT NBR 10520:2002, ou seja, em citações diretas, até 3 linhas.

Diretrizes para Autores

 Título e subtítulo se houver

O Título deve estar em negrito, em caixa alta. Caso tenha subtítulo, separar por dois pontos (:).

Autoria

Informar no início do artigo (abaixo do título, alinhado a direita:

Nome por extenso;

Endereço funcional completo, em nota de rodapé:

  • Última graduação, nome da instituição por extenso (sigla entre parênteses), cidade, estado, país.
  • Cargo, nome da instituição por extenso (sigla entre parênteses), cidade, estado, país.
  • URL (Lattes, ou página pessoal)

Resumo

O termo deve estar em caixa alta e em negrito (RESUMO), centralizado.  O texto deve ser simples e direto, de leitura fácil, com no máximo 250 palavras. Deve ser apresentado em um único parágrafo, com espaçamento simples entrelinhas (1,0).  Em seu conteúdo, deve haver: Contextualização – Indicação em uma ou duas sentenças onde seu trabalho está inserido dentro da grande área; Lacuna – sentença sobre o que ainda necessita de pesquisa, o que ainda não foi entendido e, precisa ser estudado nesse campo de pesquisa, e o que falta para ser aprofundado; Propósito –objetivo principal do trabalho, o que foi realizado. O propósito precisa estar ligado à lacuna; Metodologia – discorrer, em uma ou duas frases, sobre a metodologia utilizada; Resultados – identificar os principais resultados da pesquisa; Conclusões – como o resultado do trabalho pode contribuir na grande área de pesquisa. Os idiomas seguem a seguinte ordem, de acordo com o idioma principal do trabalho: (Português, Inglês, Espanhol

Palavras-chave

São palavras relevantes e não devem ser extraídas do título. Indicam o conteúdo. Mínimo de três e máximo de cinco palavras.  

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave (em negrito), precedidas por dois pontos (:) e, separadas entre si por ponto, finalizadas também por ponto.

Seções do Artigo

TÍTULO DA SEÇÃO:

Deve estar em caixa alta e em negrito, texto justificado.

Subtítulos:

Devem estar em caixa alta e baixa, texto justificado.

Parágrafos:

A partir do primeiro parágrafo de cada seção com recuo de 1,25 cm.

 Abreviaturas

Quando um termo é escrito pela primeira vez no texto, a escrita deve ser por extenso, seguida de sua abreviação entre parênteses. As menções subsequentes podem ser abreviadas, sem explicações. Não se deve alternar entre formas abreviadas e por extenso.

Ex:

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Introdução

Explica e estabelece o problema, informando o assunto.

Apresenta a ideia geral do assunto de forma resumida e sua importância.

Breve discussão da abordagem do trabalho, delineando o tema e encerrando com a apresentação de hipóteses e objetivos. A finalidade da introdução é fazer com que o leitor se familiarize com o assunto, por isso, deve conter:

Contextualização: onde seu trabalho está inserido dentro da grande área e qual sua importância.

Lacuna: Expor questões em aberto, limitações e como melhorá-las.

Estado da arte: o que há de mais desenvolvido na área da pesquisa

Propósito: Objetivos do trabalho e do estudo.

Material e Métodos

Descrição da condução do estudo e detalhes do delineamento da pesquisa. Deve-se descrever com precisão: os métodos; as técnicas; os materiais e os equipamentos utilizados. Dependendo da pesquisa, informar métodos estatísticos e transformações de dados.

Referenciar métodos e técnicas já conhecidos. Evitar generalizações e hipóteses que não estiverem baseadas nos elementos contidos no trabalho.

 Resultado e Discussão

Apresentar os resultados obtidos de forma clara e precisa. Esses resultados podem ser acompanhados de tabelas, quadros, gráficos ou figuras com valores estatísticos.

Os dados experimentais alcançados podem ser analisados e relacionados com os principais problemas que hajam sobre o assunto, proporcionando subsídios para a conclusão.

Relacionar causas e efeitos na discussão.

Indicar as aplicações e limitações teóricas dos resultados obtidos.

Apresentar novas perspectivas para a continuidade da pesquisa, assim como propostas ou sugestões para novas pesquisas de atuação.

Conclusões

Sintetizar argumentos de confirmação ou negação de hipóteses. Enfatizar o principal resultado e apresentar sua relevância para a grande área do trabalho.

Ilustrações

Qualquer tipo de ilustração deve ser precedida de sua palavra designativa – desenho, esquema, fluxograma, figura, tabela, quadro, gráfico e outros – seguida de número de ordem de ocorrência no texto, em algarismo arábico, precedida de travessão e título.

Após a ilustração, fazer indicação da fonte de consulta (elemento obrigatório, mesmo que seja produção própria) conforme a ABNT NBR 10520 legendas, notas e outras informações necessárias para compressão, deve ser inserida no texto o mais próximo possível ao trecho que se refere.

O tipo de ilustração, número e título, assim como a fonte, devem acompanhar as margens da ilustração.

Exemplo:

Mapa 1 – Fronteiras do Brasil

Fonte: IBGE (2020)

Tabelas

Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a ABNT NBR 10520.

Referências e Citações

Exemplos de citações:

Um autor

Referência:

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Citação

Severino (2002) ou (SEVERINO, 2002)

Dois autores: separar os autores por ponto e vírgula (;)

Referência:

GONZÁLEZ DE GOMEZ, M.N.; LIMA, C.R.M. de. (Org.). Informação e democracia: a reflexão contemporânea da ética e da política. Brasília: Ibict, 2011.

Citação:

González de Gomez e Lima (2011) ou (GONZÁLEZ DE GOMEZ; LIMA, 2011)

Três autores: separar os autores por ponto e vírgula (;)

Referência:

BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Citação:

Booth; Colomb e Williams (2000) ou (BOOTH; COLOMB; WILLIANS, 2000)

Mais de três autores: descrever o 1º autor seguido da expressão et al. Sem itálico.

Referência:

CROCCO, M.A. et al. Metodologia de identificação de arranjos produtivos locais potenciais. Belo Horizonte: UFMG, Cedeplar, 2003.

Citação:

Crocco et al. (2003) ou (CROCCO et al., 2003)

Artigos

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