O modelo da empresa flexível à luz da subjetividade, da agência e do espaço social

Autores

  • Antonio Carlos Marques Valente Unipaulistana

Palavras-chave:

imagem, subjetividade, agência, estratégia, decisão, espaço social, organização

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar como as empresas (firmas) se adaptaram às mudanças impostas pelo processo de globalização e seus reflexos no ambiente interno das organizações, levando-se em conta os conceitos da sociologia de subjetividade, de agência e de espaço social. A construção do artigo se inicia com uma breve contextualização do processo de globalização recente (década de 1990) mostrando, superficialmente, a transição do modelo de massa para o modelo flexível. Num segundo momento, são abordados os conceitos de subjetividade, imagem e agência e como eles estão interconectados com a estratégia, a tomada de decisão e com a relação de poder nas empresas. Posteriormente, conceitua-se espaço social e como ele aparece dentro de uma firma do modelo fordista e do modelo toyotista e suas interligações com a agência e o poder. Por último, usa-se estes conceitos para traçar um perfil organizacional do modelo flexível de firma.

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Publicado

2024-10-30