Revista UniPaulistana de Iniciação Científica https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic <p>A Revista UniPaulistana de Iniciação Científica – Revista do Centro Universitário Paulistano tem como missão fomentar e disseminar a produção de conhecimento em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas viabilizando a promoção do conhecimento e do saber, por meio da pesquisa científica de seus discentes, docentes e pesquisadores acadêmicos brasileiros.</p> pt-BR Seg, 29 Jul 2024 20:52:19 +0000 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 (In)disciplina escolar https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/39 <p>A fim de ressaltar a importância do tema, o presente artigo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, objetivando ser uma breve revisão, apresentando a trajetória histórica e verificar as possíveis causas da indisciplina escolar, evidenciadas pela crise de valores vividos e compartilhados socialmente. Como resultado, verifica-se a importância de se propor práticas pedagógicas que permitam confrontar questões e problemas do mundo real e estabelecer ações cooperativas em busca de soluções para a escola da atualidade.</p> Aline da Silva Martins, Caroline Silva de Araújo, Elena Esteban Del Valle, Fernanda Carine Alves, Marleide Rodrigues Silva, Mateus Ferreira Nascimento, Midiane Machado da Silva Copyright (c) 2024 Revista UniPaulistana de Iniciação Científica https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/39 Seg, 29 Jul 2024 00:00:00 +0000 A afetividade e o desenvolvimento moral da criança https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/40 <p>Este artigo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, objetivando ser uma breve revisão, apresentando a importância da afetividade no desenvolvimento moral da criança. Justifica-se o presente estudo no sentido de capacitar professores sobre a importância da aplicabilidade de práticas educativas que permeiam a formação da moralidade infantil. Como resultado, verifica-se que agir moralmente, segundo princípios éticos, depende do desenvolvimento da cognição e da afetividade da criança.</p> Diana Daiara Araújo Santos, Elena Esteban Del Valle, Francielle Lima Caprio, Juliana Santos da Silva, Lays Cândido Alves Copyright (c) 2024 Revista UniPaulistana de Iniciação Científica https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/40 Seg, 29 Jul 2024 00:00:00 +0000 A relação mãe e bebê https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/44 <p>O presente estudo foi elaborado buscando levantar uma discussão sobre o papel da <br>mãe durante o período gestacional com relação ao vínculo emocional. Todos sabemos <br>que o momento de gravidez é diferente para todas as mães, pois são inúmeras as <br>circunstâncias que permeiam esse período. Nem sempre esse período vem marcado <br>por tranquilidade e de uma expectativa positiva. Muitas vezes, a gravidez não foi <br>planejada, ou então, não é desejada, e todo esse contingente de emoções é de <br>alguma forma compartilhada com esse novo ser em desenvolvimento. Pautada em <br>alguns autores que discutem o tema vínculo afetivo durante a gravidez, e o impacto <br>que este tem no desenvolvimento do bebê, elaborou-se uma pesquisa com mães para <br>entender como se desenvolvia a sua relação com seu filho ainda na barriga, e <br>principalmente, se era de conhecimento delas a importância deste contato afetivo. Os <br>resultados mostraram que as mães acreditam que a construção do vínculo afetivo na <br>gestação é importante e que isso é construído a partir de conversas e toques na <br>barriga.</p> Aliny Martins Rocha, Andréa Karla Silva Ferreira, Nelvane Francisca Ferreira, Thamires Nascimento de Souza, Luiz Fernando Sempionato Vieira Pinho Copyright (c) 2024 Revista UniPaulistana de Iniciação Científica https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/44 Seg, 29 Jul 2024 00:00:00 +0000 As contribuições do desenho na educação infantil na perspectiva Piagetiana https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/45 <p>A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. É nesta modalidade que a criança começa a aprender a viver em sociedade e, por não ter o domínio completo da fala, o desenho é uma ferramenta valiosa para a comunicação. A presente produção tem como objetivo apresentar as contribuições do desenho – livre e direcionado – e seus benefícios na Educação Infantil segundo a perspectiva piagetiana. O desenho livre é aquele em que não há intervenção do adulto e a criança tem total liberdade de ação, em contra partida, o desenho direcionado ou dirigido busca atingir algum objetivo acerca de um tema proposto. O problema de pesquisa é a questão: “Quais os benefícios do desenho na Educação Infantil?” e para respondê-la, serão apresentadas a Garatuja ordenada e desordenada e o Pré-Esquematismo que são as fases do desenho para Piaget que compreendem o período da Educação Infantil e, os estágios de desenvolvimento que estão associados a esta modalidade de ensino, ou seja o estágio sensório-motor que vai de 0 a 02 anos de idade&nbsp; e o pré-operatório que engloba o período entre 02 a 07 anos de idade. Utilizou-se como metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, de levantamento bibliográfico nas seguintes bases eletrônicas Scielo, Planalto.gov e Academia.edu, levando-se em consideração a literatura produzida entre os anos 1988 a 2019. Como resultado obteve-se que o desenho é um importante aliado ao desenvolvimento infantil pois aborda tanto o cognitivo quanto o emocional, social e motor.</p> Elizangela Felix Vasconcelos Pinheiro, Pamela Motolo Lima, Rosangela Marculino Lima, Jorge Oliveira Vieira Copyright (c) 2024 Revista UniPaulistana de Iniciação Científica https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/45 Seg, 29 Jul 2024 00:00:00 +0000 Aspectos psicológicos frente a migração no Brasil https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/46 <p>Qualquer mudança, seja ela qual for, tem grande possibilidade de causar <br>grandes impactos em diversas áreas da vida. E o fato de mudar de país, <br>independente do motivo, é capaz de transformar a visão de mundo, modo de ser, <br>modo de pensar, a cultura, fatores sociais e psicológicos do ser humano. Tudo <br>se torna desafiador quando está situado em um novo mundo, com crenças, <br>valores e língua diferente da materna, e esse choque pode ser a causa de <br>problemas interpessoais, psicossomáticos e somáticos do indivíduo que emigra.<br>Portanto, neste artigo será abordado a influência da migração para os aspectos <br>psicológicos do migrante.</p> Fabíola Oliveira Gonçalves, Fernando Tavares de Paula, Kethelyn Gervasio, Nathalia Jéssica da Silva, Stefanie Nascimento de Oliveira, Luiz Fernando Sempionato Vieira Pinho Copyright (c) 2024 Revista UniPaulistana de Iniciação Científica https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/46 Seg, 29 Jul 2024 00:00:00 +0000 Comparativo entre carga tributária do Brasil e do Reino Unido https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/47 <p>A pesquisa tem por objetivo comparar a carga tributária do Brasil e Reino Unido. Para <br>a realização da presente pesquisa foram utilizados os procedimentos metodológicos <br>de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Foi possível contatar através da <br>pesquisa a diferença da complexidade tributária do Brasil e do Reino Unido, enquanto <br>o primeiro tem diversos impostos, federais, estaduais, municipais e taxas, o segundo <br>tem imposto único e taxas. Essa diferença na complexidade tributária abre as portas <br>para diversas questões, como primeiro, porque ter um sistema tributário tão complexo <br>para alcançar uma mesma taxa de arrecadação, segundo o quanto esse sistema <br>atrapalha na arrecadação e fiscalização, e por fim, o quanto essa complexidade <br>atrapalha as empresas na hora de fazerem seus planejamentos financeiros, <br>tributários.</p> Carlos Alberto Ortiz Hadlich, Cristiane Batista Oliveira Copyright (c) 2024 Revista UniPaulistana de Iniciação Científica https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/47 Seg, 29 Jul 2024 00:00:00 +0000 Liderança https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/48 <p>O presente trabalho mostra como as lideranças estão se comportando atualmente no <br>mercado, em que chega a quarta revolução industrial. Também conferiremos se ainda <br>há uma falta grande de profissionais (líderes) preparados, que estejam inteirados <br>sobre todo este avanço tecnológico. Será discutida a importância deste novo perfil <br>para o profissional que realiza a liderança dentro das organizações, pois esta função <br>é importantíssima e é fundamental para a intervenção das relações pessoais, as quais <br>hoje em dia são um dos grandes problemas com que um líder deve lidar. Serão <br>apresentadas providências e estratégicas que necessitam ser tomadas para que essa <br>gestão de pessoas na atualidade e no futuro funcione dentro de organizações.</p> Marcus Vinicius Fiorillo Copyright (c) 2024 Revista UniPaulistana de Iniciação Científica https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/48 Seg, 29 Jul 2024 00:00:00 +0000 O trabalhador do conhecimento e as novas formas de gestão https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/49 <p>A pesquisa consiste em entender quais são os principais desafios do profissional que <br>busca conhecimento de novas habilidades e que se reinventa em sua forma de <br>trabalhar para se manter empregado e principalmente com oportunidades de <br>ascensão. O estudo busca também entender qual o desafio desse profissional e como <br>ele pode lidar com novas formas de gestão por meio da sensibilidade e da percepção <br>do mercado e seus desafios que, muitas vezes, podem ser desconhecidos por <br>estarmos em uma fase de altas mudanças proporcionadas pela tecnologia, sociedade, <br>economia. Tudo isso alinhado à capacidade intelectual de gerar valor percebido em <br>seu trabalho dentro das organizações. Importante citar também a diferença entre a <br>informação e o conhecimento, em que os dois se relacionam por meio do agente <br>prático que é o trabalhador, ou seja, informação é tudo o que temos em livros, revistas, <br>artigos, internet, aparelhos. Tudo é informação, já o conhecimento é a capacidade de <br>executar algo a partir do que se aprendeu com a informação, afinal, sem conhecimento <br>prático a informação não tem muito valor, pois é através dele que tudo é transformado <br>e é ele quem faz o mundo evoluir constantemente. Alinhado a esse conhecimento, o <br>artigo também visa a entender alguns dos muitos desafios que este profissional terá, <br>principalmente adotando novas formas de gestão do seu dia a dia, demandas, <br>trabalho e como se manter no mercado, tendo como seu maior aliado o conhecimento <br>contínuo de suas habilidades e até mesmo novos conhecimentos por meio da <br>sensibilidade profissional e necessidades do atual mercado.</p> Daniel Duque Fagundes Copyright (c) 2024 Revista UniPaulistana de Iniciação Científica https://revistaunipaulistana.com.br/index.php/upic/article/view/49 Seg, 29 Jul 2024 00:00:00 +0000