As contribuições do desenho na educação infantil na perspectiva Piagetiana

Autores

  • Elizangela Felix Vasconcelos Pinheiro UniPaulistana
  • Pamela Motolo Lima UniPaulistana
  • Rosangela Marculino Lima
  • Jorge Oliveira Vieira

Palavras-chave:

desenho, educação infantil, Piaget, fases do desenho, Pedagogia

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. É nesta modalidade que a criança começa a aprender a viver em sociedade e, por não ter o domínio completo da fala, o desenho é uma ferramenta valiosa para a comunicação. A presente produção tem como objetivo apresentar as contribuições do desenho – livre e direcionado – e seus benefícios na Educação Infantil segundo a perspectiva piagetiana. O desenho livre é aquele em que não há intervenção do adulto e a criança tem total liberdade de ação, em contra partida, o desenho direcionado ou dirigido busca atingir algum objetivo acerca de um tema proposto. O problema de pesquisa é a questão: “Quais os benefícios do desenho na Educação Infantil?” e para respondê-la, serão apresentadas a Garatuja ordenada e desordenada e o Pré-Esquematismo que são as fases do desenho para Piaget que compreendem o período da Educação Infantil e, os estágios de desenvolvimento que estão associados a esta modalidade de ensino, ou seja o estágio sensório-motor que vai de 0 a 02 anos de idade  e o pré-operatório que engloba o período entre 02 a 07 anos de idade. Utilizou-se como metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, de levantamento bibliográfico nas seguintes bases eletrônicas Scielo, Planalto.gov e Academia.edu, levando-se em consideração a literatura produzida entre os anos 1988 a 2019. Como resultado obteve-se que o desenho é um importante aliado ao desenvolvimento infantil pois aborda tanto o cognitivo quanto o emocional, social e motor.

Biografia do Autor

Elizangela Felix Vasconcelos Pinheiro, UniPaulistana

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Paulistano 

Pamela Motolo Lima, UniPaulistana

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Paulistano 

Rosangela Marculino Lima

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Paulistano 

Jorge Oliveira Vieira

Professor orientador, Centro Universitário Paulistano 

Downloads

Publicado

2024-07-29