As contribuições do desenho na educação infantil na perspectiva Piagetiana
Palavras-chave:
desenho, educação infantil, Piaget, fases do desenho, PedagogiaResumo
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. É nesta modalidade que a criança começa a aprender a viver em sociedade e, por não ter o domínio completo da fala, o desenho é uma ferramenta valiosa para a comunicação. A presente produção tem como objetivo apresentar as contribuições do desenho – livre e direcionado – e seus benefícios na Educação Infantil segundo a perspectiva piagetiana. O desenho livre é aquele em que não há intervenção do adulto e a criança tem total liberdade de ação, em contra partida, o desenho direcionado ou dirigido busca atingir algum objetivo acerca de um tema proposto. O problema de pesquisa é a questão: “Quais os benefícios do desenho na Educação Infantil?” e para respondê-la, serão apresentadas a Garatuja ordenada e desordenada e o Pré-Esquematismo que são as fases do desenho para Piaget que compreendem o período da Educação Infantil e, os estágios de desenvolvimento que estão associados a esta modalidade de ensino, ou seja o estágio sensório-motor que vai de 0 a 02 anos de idade e o pré-operatório que engloba o período entre 02 a 07 anos de idade. Utilizou-se como metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, de levantamento bibliográfico nas seguintes bases eletrônicas Scielo, Planalto.gov e Academia.edu, levando-se em consideração a literatura produzida entre os anos 1988 a 2019. Como resultado obteve-se que o desenho é um importante aliado ao desenvolvimento infantil pois aborda tanto o cognitivo quanto o emocional, social e motor.