Resiliência e Docência

Aspectos Frente ao Contexto de Pandemia

Autores

  • Jorge de Oliveira Vieira UniPaulistana

Palavras-chave:

Resiliência, Professor, Aluno, Coronavírus, Escola, Pandemia

Resumo

O objetivo desse artigo é verificar como o docente pode auxiliar no desenvolvimento da resiliência frente a retomada das aulas no contexto de uma pandemia. Visto que no ano de 2020 a humanidade foi surpreendida pela pandemia do novo Coronavírus, cuja doença, a Covid-19, vitimou milhões de pessoas no mundo todo, a retomada gradual das atividades foi um imperativo que demandava, em muitos casos, um comportamento resiliente. No contexto brasileiro, a possibilidade de retorno às aulas, sobretudo na rede de ensino do Estado de São Paulo, epicentro dos casos da doença no Brasil, trouxe uma série de incertezas para pais, alunos, professores, gestores e comunidade em geral. Compreende-se que aspectos subjetivos impactam na forma como o sujeito interpreta e dá sentido aos eventos e ambientes, significando-os como fatores de risco ou de proteção. Sendo o docente a pessoa que irá ter contato direto e constante com os alunos, ele poderá influenciar na forma como os alunos percebem o ambiente escolar no contexto de uma pandemia. Para este estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Scholar, BVS, OMS, Ministério da Saúde, durante o mês de julho a novembro de 2020. As pesquisas apontam que os alunos podem interpretar a escola como fator de risco ou de proteção, mas, dependendo da forma como o professor age no ambiente escolar, se possui características resilientes ele pode influenciar seus alunos a desenvolverem a resiliência e considerarem a escola um fator de proteção. Conclui-se que é importante haver políticas públicas e programas de formação que incluam o desenvolvimento da resiliência aos docentes, principalmente, da rede pública de ensino, uma vez que, além das adversidades oriundas do contexto da pandemias, estes precisam lidar com outras variáveis presentes no ambiente escolar, que impactam no seu fazer pedagógico e que influenciam os alunos.

Downloads

Publicado

2021-02-19